sábado, janeiro 13, 2007

LX, trânsito e transportes

Lisboa é o caos.
Segundo consta pelo burgo, é a cidade portuguesa com a melhor rede de transportes. Coitadas das restantes!
É inconcebível que uma cidade como Lisboa não tenha uma rede estrutura e articulada de transportes públicos e se continue a investir em novos acessos, bem como ampliações, à cidade fomentando a utilização do transporte individual.
Será que uma rede de eléctricos (no centro da Europa os Tramway) não terá todo o sentido? Menos poluente, previsibilidade dos tempos de percurso havendo arruamentos exclusivos e penalizações sérias a quem impedir o normal funcionamento (inibição de condução, arresto de viaturas a quem estacionar de modo a impedir que os eléctricos passem)!
Será que os senhores da rede do Metro quando pensaram no Túnel pelo Terreiro do Paço, a passar em terras lamacentas e pouco propícias à construção, só pensaram no desafio que isso representa em termos de engenharia civil, com o dinheiro dos contribuintes?
Como é possível que não exista um transbordo eficaz do Cais do Sodré até ao Oriente passando pela estação Sul e Sueste (Barcos do Seixal, Barreiro e Montijo), Santa Apolónia e Braço de Prata? Por exemplo, um eléctrico "expresso" que fizesse este percurso com as paragens referidas!
E porque é que um titular do passa "L" (que dá para os transportes em Lisboa - Carris e Metro), não permite andar de combóio (por exemplo do Cais do Socré até Alcântara)?
E se fossem aproveitadas as vias rápidas que pululam pela cidade (2ª Circular, Eixo Norte Sul, Av. Lusíada...) para carreiras rápidas de autocarros, interligando os grandes interfaces (exemplos: Odivelas/Sr. Roubado - Lumiar - Sete Rios - Alcântara; Colégio Militar - Hospital de Santa Maria - Alameda das Universidades - Campo Grande)?!
Pergunto, haverá um pacto de não concorrência entre as empresas concessionárias de serviços públicos de transporte?
Qual o papel da autarquia na definição de transportes?
Apesar de todos os algoritmos, o bom senso humano não deverá prevalecer?

4 Comments:

At 12:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por cá (Europa central, Brno) queixam-se que os eléctricos não estão sincronizados com os semáforos, o que tornaria a coisa bem mais rápida...

Quanto aos algoritmos, a coisa até funciona se os dados forem completos e se os deres a alguém competente para os desenvolver, e não a um jeitoso qualquer.
Eu sugeria à carris a trabalhar em conjunto com a câmara de Lisboa, e fazerem um estudo do tipo CENCUS, com o objectivo de saber os trajectos mais comuns (basicamente era criar uma base estatística das rotas) e usar esse estudo para criar novas carreiras substituindo as actuais. Seria uma óptima jogada de marketing, pois toda a gente veria que estão a tentar fazer alguma coisa para melhorar, e actualizavam de vez carreiras que já não se adequam à actualidade em Lisboa.


Agora um pouco fora de contexto, mas não resisto:
Os portugueses são imunes à gripe das aves

1-0 para a natureza. Dá a capacidade de resistir a gripe das aves a um animal que nunca há-de ver uma durante a vida toda.

 
At 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Raios, que o link não funcionou...

Aqui está o URL completo para a notícia:
http://www.icelandreview.com/icelandreview/daily_news/?cat_id=16539&ew_0_a_id=257558

 
At 12:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Chiça, tá difícil. Agora não cabe, a ver se é desta:
Aqui

 
At 10:52 da tarde, Blogger botadeelastico said...

Portugal é terra de jeitosos
E trabalhar em conjunto, ui! Duas palavras que combinadas são difíceis de pronunciar!

Quanto à enzima do bacalhau e a gripe dos pássaros,.. Fantástico!

 

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