domingo, novembro 12, 2006

bom fim de semana

Sexta feira, fim do dia, ida à Cornucópia assistir ao último espectáculo da companhia - Filoctetes, de Sófocles, numa recriação poética de Frederico Lourenço encenado por Luís Miguel Cintra - www.teatro-cornucopia.pt.
Sábado, final de tarde, ida ao Convento das Mónicas na Graça, ver um dos espectáculos sobre textos de António Tarantino - Paixão Segundo João, numa encenação de Jorge Silva Melo - www.artistasunidos.pt.
Domingo, ida a uma esplanada para por leituras em dia, acabou por ser para por conversa em dia num encontro ocasional com amigos de longa data.
Ponto em comum, a solidão. A solidão inerente ao acto de leitura - desígnios dos multimedia que fizeram abandonar a leitura familiar num serão agradável -, e a solidão presente nas duas histórias que me foram contadas pelos actores de ambas as companhias.
Filoctetes, abandonado por Ulisses e por Agamémnon e Menelau numa ilha, na longa jornada para Tróia, numa ilha, doente (mordido por uma serpente), sente a esperança do "resgate" com a vinda de Neoptólemo, filho de Aquiles.
Um louco e João, seu enfermeiro no manicómio, sós no seu quotidiano - "eu sou ele", ou "os pneus radiais para a minha passat".
Bom fim de semana é fazer aquilo que mais gostamos. Para mim, é ir ao teatro sempre que posso.